Reportagem

27Eu sou a Maria Vermelhinha!
Assim que cheguei à escola já cá estava o senhor José Carlos para, em conjunto com os meus colegas de Elvas, lhe fazermos uma entrevista.
Este senhor é o dono da fábrica de Ameixas de Elvas. Vejam o vídeo que aparece no final do texto que explica, em 3 minutos, o processo de preparação e fabrico das ameixas.

17

21Olá amigos! nesta semana nós também temos festejado o Dia da Paz. Temos feito um encontro com as “escolas amigas” do nosso bairro (CEIP Enrique Iglesias, CEIP La Soledad, Virgen de Guadalupe, IES Reino Aftasí, IES San Roque). Vamos juntar-nos no jardim municipal para lêr umas palavras de paz e dançar juntos. Cada escola vai levar ao encontro umas caixas com decorações e uma árvore para oferecer à outra escola amiga. Foi um dia muito giro de convívio e amizade em paz.

28

17

27Olá amigos,
Quarta-feira, dia 30 de janeiro, foi o dia escolar da26
NÃO VIOLÊNCIA e da PAZ. Estivemos a falar sobre o assunto e como todos podemos fazer com que os nossos dias sejam de muita Paz.
A Maria Vermelhinha descobriu um poema de Luísa Ducla Soares intitulado “O bairro de lata”.
Ela leu-nos o poema muito bem.

17

17No dia 22 de janeiro de 2019, no período da manhã, os alunos do 4º ano realizaram uma visita de estudo ao Forte de Santa Luzia, que se situa na cidade raiana de Elvas.
Estava um dia muito frio e foi difícil realizar esta visita… tínhamos frio nas mãos, nos pés, nas orelhas, na ponta do nariz… mas como íamos agasalhados correu tudo bem! Ler+

17

27Nós também temos este problema ambiental em alguns rios e barragens de Portugal. Vejam, por exemplo, o vídeo do açude do Furadouro. Em Portugal, ao “camalote” chamamos “jacinto-de-água”.

17

“San Roque contra el camalote”

21El alumnado del centro y nuestro enviado especial Zé Pimpão han conocido de primera mano la problemática de nuestro río, el Guadiana, con esta planta invasora, el camalote. Esta actividad ha sido promovida por el IES San Roque y hemos participado los centros educativos del barrio.

22

El camalote es una planta acuática de origen amazónico que amenaza desde 2005 el río Guadiana. Y es que aunque a simple vista su aspecto resulte agradable, la aglomeración de esta planta, produce falta de luz y oxígeno en el fondo de las aguas continentales, lo que reduce fuertemente la diversidad biológica de los ecosistemas acuáticos. Además constituye un hábitat idóneo para mosquitos y organismos patógenos. Es por ello que la Unidad Militar de Emergencias ha comenzado ya los trabajos para eliminarla.

23

17

Hora do Conto – A  História da Aranha Leopoldina 

Através da história de uma aranha que, em vez de fazer teia, gostava de fazer meia, a autora, Ana Luísa Amaral, ensina que há formas diferentes – e todas podem ser boas – de viver e de mudar o nosso mundo.
Ouvimos a história e depois aprendemos com os alunos do 3º Ciclo a trabalhar com os teares circulares.

Atividade de articulação from reporteressl on Vimeo.

17

A visita à Pista de Gelo

No Natal, há muitas pistas de gelo e eu fui visitar a pista de gelo de Elvas. Tem 800 metros quadrados e é considerada a maior da Península Ibérica.
A Câmara de Elvas volta a instalar este ano uma pista de gelo em recinto coberto, durante a quadra de Natal, como forma de atrair turistas, disse um elemento da autarquia alentejana. Considerada pela Câmara Municipal “a maior atração de inverno” na cidade, é uma diversão para todas as idades. A pista fica instalada em recinto coberto e permite a permanência de dezenas de patinadores em simultâneo, sendo a entrada gratuita no dia de abertura.
Foi uma experiência muito divertida, um pouco fresquinha e com algumas quedas à mistura.
Fiz uma fotorreportagem da atividade.

Reportagem Pista de Gelo from reporteressl on Vimeo.